O Guarujá

Após o Descobrimento do Brasil, nossa terra ficou abandonada pois a verdadeira intenção das naus que aqui chegaram era descobrir um novo caminho pra as Índias. Devido ao abandono franceses e ingleses exploravam o Pau-Brasil livremente, o que fez com que o rei de Portugal mandasse expedições para guardar a costa brasileira. Como não obteve sucesso coma guarda ele mandou uma expedição colonizadora. E aí então, no século XVI, mais exatamente em 1502 que começa a história do Guarujá, até então conhecida como Ilha de Santo Amaro.

Em 22 de janeiro de 1502, sob o comando de André Gonçalves e Américo Vespúcio, uma armada ancorou na costa ocidental da Ilha de Guaibê (Santo Amaro) próxima à Praia de Santa Cruz dos Navegantes. A Ilha de Santo Amaro (até então conhecida como Guaíbe ou Guaibê) foi doada pelo Rei D. João III em 1534 a Pero Lopes de Souza para que este providenciasse a colonização.
A ocupação da ilha por jesuítas, para catequese de índios, se deu a partir da construção da Capela de Santo Amaro. Vários fortes e fortalezas foram construídas para defesa do litoral.
A ilha de Santo Amaro era utilizada, até meados do século XIX, como esconderijo de negros contrabandeados. Com o objetivo de fundar a Vila Balneária de Guarujá, a Companhia Prado Chaves instalou, em 1892, a Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro. Uma estrada de ferro ligava o Estuário de Santos à nova Vila. O transporte de passageiros era feito da estação da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí ao atracadouro do Balneário, em Itapema, por duas barcas. Em 2 de setembro de 1893, o Dr. Elias Fausto Pacheco Jordão fundou a Vila. Guarujá foi integrado ao município de Santos em 1931 ficando assim até 1934, quando o governador Armando Salles de Oliveira criou a Estância Balneária de Guarujá.
Em 1953 a antiga Vila tornou-se distrito e recebeu o nome de Vicente de Carvalho, em homenagem ao poeta santista.

Hoje em dia o Guarujá é uma das praias mais populares do Brasil, não só pelas suas belíssimas praias como também pela infraestrutura oferecida pela regiãoque contam história e emocionam; Mirantes com vista para cenários realmente vibrantes; Ilhas rodeadas por águas multicoloridas; Fortes, Fortalezas e Pavilhões que fazem s

Resorts, hotéis, pousadas, flats e outros meios de hospedagem com grande número de leitos, além de infraestrutura completa e especializada, fazem de Guarujá um lugar privilegiado para congressos, seminários e outros eventos de negócios.

entir a nostalgia do passado e encantam também pelos personagens que deixaram pegadas na história. Os acordes dos Shows; as batidas das Casas Noturnas; as Compras e uma Gastronomia multicultural tornam Guarujá um lugar inconfundível, que envolve os visitantes.


dados gerais
Guarujá esta localizado na Ilha de Santo Amaro, formada por uma planície sedimentar, onde predominam as areias e as argilas e assenta-se sobre embasamento cristalino, que apresentam altitude média em torno de 145 metros, sendo a Serra do Guararu o ponto de maior elevação com 334 metros de altitude.
Clima: Tropical Atlântico Úmido
Temperaturas: Máxima 38º C; Mínima 10º C.
Temperatura média anual: 24º C
Área: 142.589 km²
População: aproximadamente 304 mil habitantes (IBGE 2008)
Densidade: 2.076,9 hab/km²
© 2011 A.E.S Surf School - Praia da Enseada Guarujá - CREF 051849 | contato@asesurfschool.com.br